Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Rádiomania, o Livro/10

A DANÇA DAS CADEIRAS (A5)
Em 1991, a exemplo de outros profissionais, Jorge Luiz se desligava da Tupi. Fora trabalhar na Manchete, mas em 1993 estava de volta à emissora do bairro da Saúde. No primeiro semestre de 1995, quando respondia pelo horário de 9h ao meio-dia era desbancado, indo para a Tamoio.

Não se firmara ali também. E viveria uma espécie de odisseia. Tempo curto na Roquette Pinto, ainda menor na FM O Dia. Recorde negativo de apenas um mês registrado na passagem por uma emissora.

O grande sonho dele seria alcançado em fevereiro de 1997 – o seu ingresso na Globo, prefixo em que, durante um ano desempenharia a função de noticiarista nas madrugadas. A de comunicador, voltaria a exercer em fevereiro seguinte, compondo a equipe do “Comando Geral do Carnaval”.

(Antes de sua primeira atuação na Tupi, em que permanecera por maior período, ele estivera na Rádio Nacional conduzindo um programa de samba nas madrugadas. Passara, ainda, por emissoras de Niterói -- Federal e Fluminense.) Com o afastamento de Antônio Luiz (1947-2001) em agosto de 1998, Jorge era escalado para apresentar o “Bom Dia Globo”, de 3 às 6h.

Cumpriria o horário enquanto o titular se recuperava de um problema de saúde, o que durou um ano. Nas temporadas posteriores até 2008, alternaria a titularidade num semanal e a função de coringa. E somaria no seu currículo, uma extemporânea estadia pela MEC AM.

Jorge Luiz foi um dos primeiros entre os nomes de destaque a serem dispensados no ‘pacote de abril’ em 2016 na rádio da rua do Russel. Em queda de audiência e num constante mexe-remexe, a direção começava, naquele mês, descartar-se dos profissionais melhor remunerados.
_______
MEMÓRIA-1995
A global Xuxa iniciava na FM O Dia, em 20 de junho, um programa das 3h às 5h da tarde. Ao contrário da TV, no rádio não decolava. Em setembro saía do ar.

Dois anos depois de vender sua AM, o “Jornal do Brasil” sofria outra baixa no patrimônio. Negociava a FM 105 com o bispo Edir Macedo por cinco milhões.

Em julho, o jornalista e locutor Guilherme de Souza ingressava na Tupi, ao fim de duas décadas na rádio da Glória. Depois de um ano transferia-se para a MEC FM.

_______
Ouvindo as ondas

PELO SIM, PELO NÃO
Ao opinar sobre algum problema do Rio no quadro “A Crônica da Cidade”, este o bordão do Clóvis Monteiro, na Tupi. Ele ressalva que, ‘não é o dono da verdade’.

A MISSÃO DIFÍCIL
Nas manhãs há um mês, grade provisória na 'todo-poderosa'. Missão difícil para Ana Paula. Opções no horário: Clóvis, Boechat, Marcus Aurélio e Milton Jung.

SÓ DEU O MORAIS
Fábio Morais narrou na Brasil AM esta semana, jogos do Flamengo (Copa do Brasil), e Botafogo (Libertadores). Do Maurício Moreira e Odair Jr., não se sabe.

MANSUR, DA MATTA
O “Couvert Artístico” da JB FM (99,9), agora com Fernando Mansur, tem novo dia e horário – domingo, 8h da noite. Vanessa da Matta é o cartaz no dia 28.







Nenhum comentário:

Postar um comentário