Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Rádiomania, o Livro/8

A DANÇA DAS CADEIRAS (A3)
Um dos baluartes da revolucionária Cidade FM, Fernando Mansur deixaria, em letras douradas, seu nome gravado naquela modalidade de rádio. A Cidade, surgida no final dos anos 70 marcou uma época, muito influenciando as emissoras do segmento. Enquanto durou, era um sucesso retumbante, verdadeira coqueluche.

Como nem tudo é eterno, um dia a concorrência superou a linha adotada pelo novo prefixo. Quem brilhava na Cidade – e Mansur não foi exceção --, seguiu outros rumos. Na década de 80, ei-lo na FM 105, fixando-se posteriormente na Rádio JB AM.

Em 1991, depois de uma rápida passagem pela Tupi (AM), Fernando instalava-se na Rádio Nacional, aos sábados. Tinha tudo para dar certo, mas ficou somente um ano. Mansur tocaria sua carreira em outro endereço, desta vez a Roquette Pinto, onde também não esquentaria lugar.

O Grupo Bandeirantes comprara os 90,3 da MPB, até 2012 pertencente a Ariane de Carvalho, de “O Dia”. Fechou a rádio em 1° de janeiro último, utilizando a frequência na Bandnews que, provisoriamente, passou a operar em duas faixas. Da MPB, todos foram dispensados.
_______
MEMÓRIA-1994
Em dezembro, Sidney Rezende da CBN, trocava o Rio por Brasília. Estabelecia-se no Planalto, com o “Show de Notícias”, de 13h às 16h.

E, naquele mês, Clóvis Monteiro ganhava titularidade na Globo, cabendo a ele a apresentação do “Parada Popular”(diário) e “A Grande Parada” (semanal). Substituíra o Sílvio Samper, que recebera ‘bilhete azul’.
_______
Ouvindo as ondas

A GLÓRIA EM TRANSIÇÃO
Com a saída do Antônio Carlos, e o temporário afastamento do Roberto Canázio, a rádio dos Marinho colocou no ar em 1° de maio, programas transitórios.

“Se liga Brasil”, com Ana Paula -- titular de um vespertino a partir de abril de 2016 --, e um desfigurado “Manhã da...”, que foi entregue ao David Rangel.

No leque de despedidas, também o “Samba de Primeira”, do Jorge Perlingeiro (durou um ano meio) e o “Farofa...”, com o David desde março de 2013.

A nova grade da rádio, cercada de grande expectativa, será lançada na segunda-feira (15). Vem aí – anunciam – uma rádio leve, dinâmica e contemporânea.
_______
NO COMPACTO
Fernando Mansur está de volta à JB FM depois de 18 anos. Um compacto diário do “Couvert Artístico” e apresentação mensal – algumas de suas atribuições.

NAS ARTES
Nas modificações da grade da MEC AM, o “Arte Clube”, com Jansen Campos e Felipe Rangel, passou a ser levado ao meio-dia. Era às 6h das tardes.

ESCANINHOS
Adriana Ribeiro conduz nas quintas-feiras, às 11 da noite, o “Memória da MEC”. Reporta-se ao valioso arquivo sonoro da mais antiga emissora pública do país.






Nenhum comentário:

Postar um comentário