Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Rádiomania, o Livro/11

A DANÇA DAS CADEIRAS (A6)
Foi na FM 105 que o comunicador Mário Belisário começou a se projetar no rádio. O “Desperta Rio”, de 4h às 7h, a sua melhor referência, entre 1989 e 1990. No finalzinho deste, ele estreava na Tupi AM, dando nome ao show que o acompanharia em outras emissoras.

Em setembro de 1995, Belisário se desligaria da Tupi. Trocava-a pela Manchete AM, onde ingressava em outubro. Seis meses depois, porém, mudava outra vez de prefixo. Era atraído por uma proposta aparentemente mais vantajosa, qual seja, um novo projeto no segmento – a FM O Dia, que contratava um time de profissionais de reconhecido apelo popular.

O ‘novo” modelo que a empresa tentava não vingaria e, o jeito foi providenciar modificações, alternativas. Os comunicadores requisitados receberam ‘bilhete azul’. Em pleno dezembro de 1996.

Último a deixar o projeto, retornaria à Manchete AM. Acumularia funções, atuando também na 94 FM (Roquette Pinto) em 2000. Um ano depois ficaria somente na estatal. A Manchete entreva em concordata.

Nos governos de Anthony e Rosinha Garotinho voltaria a trabalhar na Tupi em participações especiais. Era o mestre de cerimônias do “Bom dia”, programas semanais deles. Em 2007, a Manchete ressurgia. Belisário figurava entre os contratados. E demitia-se em agosto de 2008.

Na Sucesso (ex-Carioca), entre 2009 e 2011, manteve pela manhã o show a que empresta o nome. Está na Tupi desde agosto de 2013. Substituiu o Sílvio Samper, que emendara 18 anos no horário.
_______


MEMÓRIA-1997
Em fevereiro, o locutor Gontijo Teodoro tirava seu programa da Nacional, não completando um ano na emissora. Foi trabalhar na Bandeirantes.

Comunicador da Globo em 1982, com passagens por outros prefixos, Carlos Bianchini retornava em março. Estreava dia 8 como noticiarista das manhãs.

Dia 10 de junho, Valter Lima surgia na CBN em dois turnos, cobrindo as novidades do Planalto. Não se criaria ali, e voltava para a Nacional de Brasília.

_______
Ouvindo as ondas

HORA E VEZ DO Mr. BEAN
Marcus Vinícius, o Mr Bean, herdou na Tupi o “Show de Bola”, aos sábados, que era do Eugênio Leal, demitido em 2016. Boa opção, ampliada em janeiro*.

O programa, antes dedicado ao futebol, ganhou com o novo titular, contornos musicais, voltando-se principalmente para o samba, destacando os de carnaval.

COM DEBÉTIO
Na audição de 28 último, Mr. Bean mostrou toda sua verve ao entrevistar o produtor de discos e compositor Paulo Debétio, que transita por gêneros variados.

Autor de inúmeros sucessos de sambistas e intérpretes sertanejos, Debétio tem na bagagem músicas de festivais, aberturas e trilhas sonoras de novelas.

Parceiro de Paulinho Rezende e, entre outros, Boni (da TV), produziu e compôs para Alcione, Fafá de Belém, os saudosos Agepê, Emílio Santiago, e etc.

SEM RETOQUES
Dono de uma prosa fácil, o entrevistado proporcionou ao Mr. Bean bons momentos. Um programa sem retoques, no entender de profissionais.

*O “Show de Bola” cresceu depois da greve de dezembro, no lugar do “Cia do Riso”, do Luizinho Campos. “Sambas & Outras Coisas”, seria nome apropriado.

Colaborador do Apolinho há 18 anos, MV personifica o ‘RobETão – ET anão’. Foi roteirista do “Show da Madrugada”, com Apolo e Abi-Rihan em 1993/95, na ‘outra’.

_______
HORAFINAL.COM
“... Esses jovens que estão renovando o jornalismo do rádio”. Dito nesta manhã pelo Clóvis Monteiro, referindo-se à Diana Rogers e Cyro Neves. Menos Clóvis, menos. Há uns dez anos os dois deixaram a Tupi pela Manchete. Depois, ela foi para a Globo, ele para a Bradesco. Num espaço reduzido à metade, tudo tem que ser rapidinho. O programa ficou espremido. Daí, evidentemente, o ‘dinamismo’.


HORA DOIS
Após experiência de uma semana, a Alpha FM (94,9) começou nesta quinta (1º), às 11h25 da manhã, sua programação pra valer no Rio."Garota de Ipanema", com Tom Jobim e orquestra, dele e Vinícius de Moraes, a música inaugural.Com isso, Ricardo Boechat e Rodolfo Schneider, que esquentavam horário na nova rádio, saíram para tocarem o 'barquinho' na Bandnews, recém ocupante da 90,3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário