Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Rádiomania, o Livro/12

A DANÇA DAS CADEIRAS (A-7)
Noticiarista da JB AM em tempos remotos, Oduvaldo Silva vivera anos de glória como apresentador do “Show dos Bairros”, na Mundial. Isso aconteceu nas décadas de 70/80. Durante um bom período ele acumulara essa atividade com a de coordenador de programação da Globo FM.

O desgaste da fórmula fez o “Show...” perder audiência e, o Oduvaldo, prestígio. Bem que o SGR tentou, primeiro com o Jorge Pallis, depois, com o Robson Alencar, reerguer o programa. Em vão, porém.

A exemplo de outros, Oduvaldo se integraria ao quadro de comunicadores da FM 105, o cult do segmento. Lá estava ele na melhor fase da emissora e, na debandada que se registraria em 1991, também recolheria os cacos. Foi para a Tropical FM e, mais tarde, em curtas atuações na Record e Tamoio.

As portas do SGR se reabririam para ele em dezembro de 1997. Contratado como noticiarista – sua função nos anos iniciais – Oduvaldo deixava a empresa dos Marinho no fim de seis meses. A vaga era preenchida por Jorge Luiz, que estivera desempregado aproximadamente um ano.

Quem pensou que o comunicador abandonara a profissão ou se aposentara, enganou-se. O “Show dos Bairros”, que um dia fora rejeitado, serviu para o seu renascer. Foi no primeiro semestre de 1999 que Oduvaldo (“Alô amizade!) voltava – firme e forte – pela Carioca, hoje Sucesso.

A emissora, encampada pela América de São Paulo de um grupo católico, tinha melhorado sua programação, crescendo no conceito público. Uma nova alteração na grade determinaria o afastamento dele. Posteriormente, Oduvaldo Silva decidia encerrar sua carreira no tradicional veículo.

MEMÓRIA-1997
O crítico e jornalista Artur da Távola (1936-2008) estreava na Tupi em novembro. Com uma “Revista Musical” aos sábados, das 19 às 20h, e uma crônica diária à meia-noite, no programa do Collid Filho (1926-2004).

A FM O Dia trocava de freqüência em dezembro, passando para os 100,5 da RPC, estação do Paulo César Ferreira. Ressurgia a Opus 90 (90,3), faixa em que operava a primeira, e nascia o Sistema Rio de Janeiro, unindo O Dia e JB.

Ainda em dezembro, na segunda (22), Nena Martinez, 80, comemorava 59 anos de rádio. A astróloga e apresentadora, então prestando serviços à Tupi, fazia parte dos mais antigos profissionais do ramo em plena atividade no país.
_______
Ouvindo as ondas

ONDE FICA A DIFERENÇA
Quem liga, sabe. Nos fins de semana a programação das rádios é diferente dos dias úteis. Com a nova grade, a Tupi mudou ainda, a dos sábados e domingos.

Naquele, Alexandre Ferreira e o Belisário têm uma hora a mais, Clóvis uma hora e meia , e Barbosa duas horas. Antônio Carlos e Anthony Garotinho tiram folgas.

No outro, é o dia de descanso para Belisário e o Clóvis. De trabalho para o Garcia Duarte, um dos que cumprem jornada dupla, único que atua na semana inteira.

Com isso, os títulos viraram um festival de shows e programas. As exceções: “Patrulha da Cidade”, “Baú da Tupi”, “Na Cia do Garcia” e, “Fala Garotinho”.

ESPELHO DA ‘JP’
Na concorrente direta, adiada mais uma vez a estreia da ‘Nova Rádio’. Ficou para o dia 12 próximo. As chamadas já anunciam que haverá modificações no esporte.

O modelo, no geral, é bem semelhante ao adotado pela Jovem Pan. Esta, nos anos 60, aproveitava a popularidade de artistas que atuavam na TV Record.

BAIXOU O NÍVEL
Para formatar sua grade provisória, a Globo tirou do arquivo o “Se liga, Brasil”, que marcou, há dez anos, o ingresso do Roberto Canázio. Só o nome é igual.

Enquanto o Canázio ‘hiberna’ – voltará na 'nova'? --, o André Henriques conduz o cartaz. O playlist musical sério competidor do que rodam as FMs O Dia e Mania.

UM SOM A MAIS
Alpha FM chegou ao Rio, na quinta (1°), finda uma semana de experiência. ‘Estilo em sintonia com você’ – diz o promocional. E outra: ‘A trilha sonora de sua vida’.

Muitas expectativas em torno dela, mas, na verdade, trata-se da mistura de JB com a Antena 1. Quem conhece pode perceber. Basta apenas compará-las.

ASTRO POR ACASO
O ator e apresentador Márcio Garcia, que por acaso, entrou para a TV, foi focalizado com um perfil generoso no programa do Clóvis Monteiro, sábado (3).

“Lição de Vida”, baseado no factual, teve edição especialíssima sobre a carreira dele. “Topicaliente” sua primeira novela, e “Celebridade”, a mais importante.

DALVA, A RAINHA
Comemorou-se na segunda (5), o centenário de Dalva de Oliveira (1917-1972), um dos grandes nomes da música. Em 1952, ela foi eleita a “Rainha do Rádio”.

Originária do “Trio de Ouro” com Herivelto Martins e Nilo Chagas (casara-se com o primeiro), ela transformava em sucessos, as divergências de sua vida familiar.

HORAFINAL.COM
Um dos problemas que mais desafiam as autoridades, é a população que vive nas ruas. O assunto foi abordado nesta segunda, de manhã, no “Repórter Rio”, da Nacional, resultando num belo trabalho de Raquel Júnia, e desenvolvido, ainda, no “Tema Livre”, programa de debates, às 10h, com Dilo Araújo.

HORA DOIS
Em matéria numa revista semanal sobre o rádio que tenta sobreviver com outras plataformas, a autora escreveu que o “Show do Antônio Carlos” acabou. Desinformada a moça nesse detalhe – o radialista trocou de emissora. Ela, certamente, é de uma geração que ‘não cola o ouvido no radinho’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário