Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Rádiomania, o Livro/14

A DANÇA DAS CADEIRAS (A-9)
Durante dois anos consecutivos – 1989 e 1990 --, a FM 105 detinha a vice-liderança no segmento no Rio. Entre os comunicadores, Robson Castro era um dos preferidos pelo público. Apesar de ostentar boa posição no Ibope, a rádio perdia no último ano, segundo semestre, a maior parte de seus contratados.

Robson, que pertencera ao Sistema Globo de Rádio, retornaria à empresa, assumindo o “Good Times” na 98. Trocava novamente de emissora em 1994, voltando a 105, tornando-se titular do “Amor Sem Fim”,concorrente daquele.

Em junho de 1995, quando a 105 foi comprada pelo bispo Edir Macedo, Robson transferia-se para a Melodia. Depois ingressava na Tupi FM, lançando o “Yesterday”, no mesmo estilo do “Good Times”, criado na emissora dos Marinho.

Da Tupi, que dera uma virada no Ibope com o slogan “O Amor do Rio”, Robson se desligava ao fim de um ano, isto é, em junho de 1997. Seu próximo endereço seria a FM O Dia, com o “Yesterday”. Na indefinida emissora, demissões no final de 1977, a grade era modificada, o que determinava sua saída.

Trabalharia numa rádio comunitária, e em outubro de 1998 assinava com a MEC AM passando, nos anos posteriores, a prestar serviços à Melodia, evangélica de maior audiência no Grande Rio. Desta, iria para a internet, montando uma web. Fez em 2016 curta passagem pela SulAmérica Paradiso, com os flashbacks.

MEMÓRIA-1999
Contratado para o carnaval pela Rádio MEC, Hilton Abi-Rihan acertava sua permanência na emissora, produzindo um programa de samba. Íris Ágatha, requisitada na ocasião, era efetivada como apresentadora do “Café com Notícias”.

Em março a crise econômica obrigava a Manchete a reduzir sua programação diária. O horário de meia-noite às 6h da manhã era suprimido. O pessoal do turfe ia para a 1180 AM, prefixo em que depois surgiria a Mundial, antes no 860.

Também devido à crise a todo-poderosa da Rua do Russel, na Glória, retirava da grade naquele mês, as edições noturnas de “O Globo no Ar” e a de “O Seu Redator-Chefe”. Dispensava os jornalistas dos noticiários e os seus locutores.
_______
Ouvindo as ondas

NOVAS MUDANÇAS NA EBC
A Nacional e MEC AM, emissoras da EBC vão mudar, agora em julho, sua programação, fazendo lançamentos e trocando os horários de diversos cartazes. No domingo (2) estreia na MEC às 8h da noite um musical com Ruy Castro.

Ao jornalista e escritor caberá a apresentação de “A Onda que se Ergueu no Mar”. Trata-se de uma série de oito programas discorrendo sobre a bossa nova e seus intérpretes, sendo a base gravações raras, algumas pouco tocadas no rádio.

O diário “Ponto de Samba”, do Rubem Confette desde 2004 na grade da Nacional (ele era parceiro de Dorina) vai virar semanal. Também será aos domingos, às 11h das manhãs, quando não houver transmissões de jogos do brasileiro.

Em abril, ou seja, há dois meses, a Nacional passou por uma reformulação à meia-bomba. Tirou do ar o vespertino “Dito e Feito” da Gláucia Araújo (às 5h) colocando na vaga o tradicional “No Mundo da Bola”, ultimamente às 8h da noite.

O esportivo antecede ao noticiário político que entra às 6h e meia, “Corredores do Poder”, com Roseann Kennedy. Das melhores apresentadoras do rádio, Gláucia ficou ‘No Mundo...” cobrindo o trânsito pelas câmeras da CET-Rio. Desperdício.


TIRO PELA CULATRA
Um dos motivos para a Globo mudar, mais uma vez, sua programação foi sair da mesmice, reinante no veículo. Radicalizar, porém, segundo especialistas no assunto, tem o mesmo significado de alguém disparar um tiro no próprio pé.

Na busca de um público jovem e elitizado, a rádio perde a audiência dos ouvintes cativos, formada pela classe conservadora. Migram para outras, com isso, as domésticas, aposentados, profissionais do volante, dos salões de barbeiros, e etc.

COM A CORDA TODA
Há quarenta anos atuando em emissoras cariocas, três dos quais na Tupi, Gilson Ricardo está, no momento, na maior roda vida. Uma das principais peças nas jornadas esportivas, ele tem sido requisitado por diversos programas da rádio.

Mais antigo a fazer o trabalho de ‘ponta’ nas transmissões de futebol, Gilson vinha sendo utilizado nas ausências de Washington Rodrigues e Wagner Menezes. Em maio, passou a conduzir o “Bola em Jogo”, até então com o Luiz Ribeiro.

MARKETING PADRÃO
O Flamengo derrotou a Chapecoense por 5 a 1 na Ilha do Urubu, quinta (22). No final do jogo José Carlos Araújo (Tupi) convocava o Ricardo Moreira, afirmando: “O mais completo plantonista do rádio brasileiro”. Como a bola rola, a fila anda.

Até junho do ano passado tal qualificação se referia ao Vinício Gama que, no mês seguinte, fora incluído no pacote de demissões na emissora. Peculiaridade do meio enaltecer plantonistas. Ou acentuar que setoristas ‘cobrem melhor’ tal clube.

Vinício, Sérgio Américo, Carla Matera e outros profissionais que perderam seus empregos, foram atraídos pelo canto da sereia, som da Bradesco Esportes FM. Chegou-se a antecipar seu prazo de validade. Em fevereiro, o naufrágio.


HORAFINAL.COM
Um ano depois de ser demitido pela Tupi (integrara um grupo de dezoito), Jota Santiago volta àquela estação, onde deve reaparecer na primeira semana de julho. Repete-se o acontecido com Francisco Barbosa, reintegrado em março.



Nenhum comentário:

Postar um comentário