Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Radiomania, o Livro/23

MÉDIAS E MODULADAS (B-9)
Da experiência inaugural de Edgard Roquette Pinto no distante 1922 aos dias atuais, o veículo conheceria vários processos de transformação. Dentre eles, a utilização do satélite pelo FM, possibilitando o sistema de rede. Assim, ficaria superado, de longe, o limite teórico dos 100 quilômetros quadrados estabelecido.

Com os novos recursos, a Transamérica saía na dianteira. Acionava em horários pré-fixados as co-irmãs de São Paulo, Brasília, Recife, Salvador e Curitiba e mais 30 emissoras espalhadas por diversos estados brasileiros. A audiência nesse novo modelo era estimada em oito milhões de ouvintes, enquanto anteriormente, nos horários de maior pique, a Transamérica-Rio, por exemplo, alcançava em média 70 mil ouvintes por minuto. A Cidade, no Rio, Bandeirantes e Metropolitana em São Paulo, aderiam.

Privatizada no governo Sarney, a Nacional FM (100,5) virava RPC – a futuramente O Dia FM. Logo depois, a Nacional ressurgiria a faixa dos 93,3 ficando no ar em pouco tempo. Em 1992, com uma programação 60 por cento sertaneja, sob o coordenação de José Messias (1928-2015) sua concessão foi transferida para um deputado (também pastor protestante), ganhando a denominação de El Shadai.

Caberia ao mesmo radialista, em 1986, a implantação da Melodia (97,5), nascida em Petrópolis, de orientação religiosa, que se mudaria para o Rio, instalando seus estúdios na Vila da Penha. Ele seria, ainda, proprietário de FMs na Região dos Lagos – a Serra e Mar, em Saquarema, e a Costa do Sol, em Araruama.
_______
MEMÓRIA-2002
A menos de duas semanas demitido da Record, – que desempregara outros da equipe, o comunicador Paulo Barboza era contratado pela América, onde estreava no final de setembro.

Âncora do “CBN Total”, um vespertino de São Paulo, Maria Lídia era, no início de outubro, dispensada pelo SGR, que alegava ‘contenção de despesas’. Adalberto Pioto, assumia o lugar.

Marcus Aurélio, apresentador do programa no Rio (de 2 às 5h) para outras redes, recebia nova missão na casa. Passava a comandar na segunda (7), o “Quintal da Globo”, às 8h da noite.

Em novembro, a poderosa empresa ‘agraciava’ seus contratados de forma inusitada. Reduzia em 30 por cento os salários de comunicadores e âncoras, e afastava os que protestavam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário