Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ouvindo as ondas

UM NOVO TEMPO DA JB
Bem ou mal comparando, os bordões (slogans) das emissoras de rádio desfrutam de tanta importância quanto o ato de respirar das pessoas e dos animais. O rádio como os seres humanos não vivem, ou sobrevivem, sem um desses elementos.

o. Num ramo tão competitivo, às favas os preceitos de originalidade. No corre-corre da luta (árdua) e diária os que desenvolvem essas atividades não encontram tempo para conferir o que o seu vizinho concorrente anda fazendo.

DE COLAR E COPIAR
o. Se, por acaso, lhes sobra algum momento, a preguiça, o comodismo e simplesmente o desinteresse impedem de ‘ver’ o outro. Ideais à parte, a palavra mais importante é faturar, ganhar nome, solidificar-se numa profissão, carreira.

o. Nesse começo de Ano Novo ‘vimos’ que a JB (99,9) arquivou o “música e informação”. Mantinha-o desde que seu carro-chefe era o AM, a PRF-4/940 KHz. “O tempo não para”, já dizia um poeta. “Passa e voa”, simbolizava um comercial.

o. Agora, o que se ouve é um “JB... onde você estiver”. Sem tirar uma palavrinha que seja, alguém pouco ligando para concorrente, ‘surrupiou’ um bordão alheio. Este aí era da Transamérica (101,3) há nada menos que ‘trocentos’ meses.

VESPERAIS DOS BAILES
o. Mudemos o pólo da conversa, à moda coestaduanos do ‘Rei’ Roberto Carlos. A JB, que os teóricos dizem adotar o estilo adulto contemporâneo, terminou 2017 bem posicionada no Rio em audiência – o quarto lugar, segundo as pesquisas.

o. Na terça (9), por volta de 1h da tarde, entre hits internacionais, rodados “Ainda Lembro” (Marisa Monte-Ed Motta), “Onde Você Mora” (Cidade Negra) e “Devolva-Me” (Adriana Calcanhoto). Para os vesperais dos bailarinos da ‘melhor-idade’.

NO ESTÚDIO REFINADO
o. As reformulações no SGR não só atingiram a matriz do grupo como também a CBN, que, em outubro de 2017, celebrava 26 anos de criação. Um dos frutos dessa passagem é “Estúdio CBN”, desde abril no ar, transmitido de São Paulo.

o. Sem dúvida, um ótimo programa. Diríamos, tratar-se de um oásis na tarde, entre 14h e 17h. O comando é da jornalista Tatiana Vasconcellos, que trabalhara na Bandnews. Esbanjando classe, ela ‘põe no bolso’ os de narizes empinados.

o. Na edição de segunda (8), os debates sobre o movimento político e a eleição do Globo de Ouro renderam inteligentes (e humoradas) intervenções. E teve o brilho de Natuza Nery, ex-colunista da “Folha”, hoje integrando a Globonews.

o. Nem só de política, trânsito urbano e amenidades internacionais se sustenta uma rádio informativa. Outro participante do “Estúdio...”, foi o produtor João Marcelo Bôscoli, um cultivador da vanguarda musical, temas dos anos 60/70/80.

‘... O FUTURO, COMO SERÁ?’
.o. Um seminário no quadrimestre final do ano colocou em questão, no Rio, o futuro do rádio. Este e os dois anteriores foram terríveis para a classe. Tamanho da crise. Em 2015, a Tupi demitiu 56 profissionais, afetando vários setores.

o. A Globo, sua eterna rival – começou a perder unanimidade com o “Projeto Brasil” – não dispensou em igual proporção, mas valores que ‘seguravam’ o público cederam lugares a principiantes e, às estrelas da televisão e internet.

_______
HORAFINAL.COM
Os meios de comunicação fazem, habitualmente nas proximidades da virada do calendário, levantamento das notícias marcantes do ano que fica. ‘Olhando’ no retrovisor do dial, os acontecimentos negativos superaram, de longe, os positivos.

HORAFINAL DOIS
Que em 2018 o clima nas ruas, lares e locais de trabalho seja melhor para todos. Torcemos que as autoridades (governantes, no caso) honrem (!) seus cargos, sem promessas vãs, enganosas, mentindo menos a eleitores e a si próprios.

HORAFINAL TRÊS
O último boletim do Kantar Mídia Ibope revelado pelo site Tudo Rádio anuncia que, a Nova Globo ostenta a 7ª posição na audiência das FMs no Rio, atrás da Mix (6ª). A CBN, que também reformulou sua grade recentemente, é a 16ª das emissoras cariocas no segmento. A Bandnews, mantém-se em 10° lugar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário