Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 20 de março de 2018

Ouvindo as ondas

LIVRO QUE VIROU MUSICAL
A MEC AM encerrou no domingo (18) às 9h da noite a série de programas em que se transformou o livro “Carmen, Uma Biografia”, de Ruy Castro, Prêmio Jabuti de 2006. Músicas que a “Grande Pequena Notável” cantou ao longo da carreira (mais nos Estados Unidos que no Brasil), foram relembradas nas audições, com reprises nas quartas, às 18h.

o. “Quem foi que descobriu o Brasil/Foi ‘Sêo’ Cabral/Foi ‘Sêo’ Cabral/No dia vinte e um de abril/Um mês depois do Carnaval”.

o. A geração acima dos 60 anos certamente curtiu esse (e outros) sucessos de Carmen Miranda, artista do rádio que deixou o país para brilhar nos shows business da Broadway e nos filmes de Hollywood.

o. O tema, até os tempos atuais revivido durante os festejos de Momo nas programações das emissoras em todo o recanto do Brasil, poderia servir de paráfrase aos gestores de uma tradicional estação.

o. Ei-la: “Quem foi que ‘reinventou’ a Globo/‘Sêo’ Marcelette/‘Sêo’ Marcelette/ No dia quinze de junho/Ano de dois mil e dezessete”.

VOZES NORMAIS
o. Há duas semanas registramos as falhas gritantes ocorridas no “Todas as Vozes”, do Marcus Aurélio, que ficou sem entrevistas e reportagens. O programa, sem dúvida, é um dos melhores da atualidade.

o. O apresentador foi obrigado a improvisar. Valeu-se dos quadros “O Rádio Faz História” e “Essa Letra, Essa Música”, com edições repetidas, que ele chamou de ‘especial’. A atração desfigurou-se. Foi normalizada.

LADO DE LÁ E CÁ
o. A ‘bruxa’ também andou solta em outro lado do dial. Depois da ‘louca’ nos equipamentos da MEC, justamente no cartaz pilotado por Marcus Aurélio, com os xarás Leite e Rangel (seu produtor e colaborador).

o. A ‘vítima’, dessa vez, foi o Roberto Canázio, domingo (11) na “Revista da Rádio Globo”, resumo dos acontecimentos da semana. Erros incríveis diante dos recursos da tecnologia. De constranger profissionais.

DÁ PRA ENTENDER?
o. E, a (Super) Rádio Tupi, hein? Não é que readmitiu em seus quadros o Garotinho2, passada toda aquela celeuma de prende-solta-prende-solta. Política, religião e futebol, cidadãos sensatos não discutem.

Pilatos é que estava certo – reza a lenda. Pelo sim, pelo não, o Garotinho2 agora é apresentador de um programa aos sábados, das 6h às 8h. A direção da rádio reservou pra ele o dia de folga do Antônio Carlos.

COMUM ENTRE DOIS
Os jornalistas Paulo Vinícius Coelho (PVC) e Vanessa Riche, profissionais do rádio e da TV têm coisas em comum. Ele, comentarista da Nova Globo e da FoxSports. Ela, apresentadora, atua nas mesmas casas.

PVC colabora com duas edições de sua “Prancheta” na emissora dos Marinho e participa do “Jogo Rápido”, em “No Ar”. Vanessa, do “Segue o Jogo”, nos sábados, às 14h, e do “Convocadas, terças-feiras, às 22h.

NEM NO INTERIOR
o. Dados positivos na 'reinvenção' da emissora da Gória de outrora são -- já dissemos -- os títulos das atrações. Nenhuma tem as palavras 'programa' e 'show', bastante utilizadas pelas rádios e TVs populares.

o. Como perfeição é uma raridade, deslizes não faltam. Na Nova Globo, nos fins de semana, há um negócio chamado "Programação Musical", em duas edições. Nem nas rádios do interior, se ouve coisa igual hoje em dia.

_______
HORAFINAL.COM
Em 2005, já contratado pela Nacional, Cirilo Reis foi trabalhar na Tupi. Fazia um ‘variedades’ na madrugada. Um diretor sugeriu que ele produzisse, nos moldes do “Musishow”, um programa para o horário. Surgia o “Baú da Tupi”. Cirilo sairia da rádio no ano seguinte. A MEC – lembremos Chacrinha -- acaba de lançar um “Baú Musical”, finalzinho dos domingos...

HORAFINAL DOIS
Com a saída do Cirilo, pioneiro, o “Baú da Tupi” passou ao comando de Jimi Raw, que nele permaneceu entre 2006 e 2016. Os próximos apresentadores, transitoriamente, foram Luiz Bandeira e Garcia Duarte. Em meados de 2017, ou seja, em julho, Renata Henriques e Cyro Neves assumiram o programa. O “Baú” vai ao ar nos domingos, de zero às 4h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário