Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 3 de abril de 2018

Rádiomania, o Livro/40

O DISCÍPULO FIEL
Chico Buarque é, para alguns pesquisadores da MPB, o sucessor de Noel Rosa. Na outra ponta da corrente, segundo estudiosos, Mauro Duarte, de uma geração posterior, aparece como discípulo fiel de Ataulfo Alves. Ressalte-se apenas, que este não tenha alcançado o mesmo prestígio do criador de “Ai que Saudades da Amélia”, parceria com Mário Lago.

Mauro, um dos autores preferidos de Clara Nunes, cantora que morreu ainda jovem, produziu respeitável bagagem musical, a maioria de suas composições com Paulo César Pinheiro, e outras com João Nogueira ou Délcio Carvalho. Mineiro que nem seu patrono Ataulfo, o autor de “Menino Deus” , “Jogo de Angola” e tantas páginas de sucesso, assimilou o jeitão de carioca-sambista no tempo em que morava em Botafogo.

A sua escola foi a convivência com Élton Medeiros, Nélson Sargento, Anescarzinho e Paulinho da Viola (mais tarde substituído por Jair do Cavaco) que, com ele formavam o conjunto vocal-instrumental ‘Os Cinco Crioulos’. A fase mais importante de Mauro Duarte foi a década de 70, quando o grupo realizou a inesquecível temporada no Teatro Opinião. O cartaz era “Rosa de Ouro”, um show musical do poeta, radialista e animador cultural Hermínio Bello de Carvalho.

Em depoimento a Luiz Carlos Saroldi da Rádio Jornal do Brasil AM, Mauro contava num ano bem distante, passagens de sua vida profissional. Um dia, ao se defrontar com Ataulfo, propôs que ele gravasse uma de suas músicas, o que foi educadamente recusado. Ninguém iria acreditar ser a composição dele, Mauro, mas, sim, do próprio Ataulfo, frisava o mestre.

MEMÓRIA—2010
O comentarista Carlos Alberto Parizi (1952-2014) trocava, em maio, a Manchete pela Tamoio, e estreava no jogo entre Botafogo e Santos, abertura do Campeonato Brasileiro, terminado em 3 a 3. O técnico de futebol Waldir Spinosa, que assumira o posto na Manchete, também estreava na mesma partida.

“Emoções na Globo”, domingo às 11h da noite, com músicas de Roberto Carlos, passava a ser nova atração da emissora depois que ela operava em AM e FM simultaneamente. Com esse programa. Beto Britto retomava às suas origens, iniciada na Metropolitana. O “Planeta Rei” só divulgava o repertório do cantor.

Duraria pouco mais de um ano a permanência de Daniel Pennafirme no “Agito Geral”, noites dos sábados. A direção dispensava os seus serviços. O comando era entregue ao produtor do cartaz, Luiz Torquato, estabelecido em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário