Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 20 de junho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (4)

Momentos/UM CLÁSSICO NARRADOR

Já algum tempo ele é nome de viaduto no bairro de São Cristóvão, no Rio. Em setembro de 1936 foi um dos responsáveis pelo surgimento da Rádio Nacional. O gaúcho Oduvaldo Cozzi (1918-1995) era um dos melhores locutores de sua época, bom redator de programas e textos comerciais. Fundou com Celso Guimarães e Aurélio de Andrade a que chamavam de “mais querida”.

Muita coisa que se produziu nos primórdios da rádio e, mesmo durante os anos posteriores, originou-se de longas reuniões dos três, na busca do melhor para a programação. Ao se desligar da lendária emissora da Praça Mauá, Cozzi mudou-se para a Rádio Mayrink Veiga, bastante conceituada na história.

Através desse prefixo ele transmitiu os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950, que marcaria a inauguração do Estádio do Maracanã. O comentarista Ruy Porto, os repórteres Otávio Name e José Jorge foram seus companheiros. Dela também participaria Jaime Moreira Filho, o 2º narrador.

Mais tarde, ainda como titular do esporte, Cozzi ingressava na Continental, especializada em jornalismo e prestação de serviços. Em 1960, diretor artístico da Tupi foi o mentor do primeiro programa policial do rádio, “Patrulha da Cidade”, que viria a ter existência duradoura, pois, faz parte da grade até os dias presentes.

Delegaria a execução do projeto a um de seus subordinados, o repórter Affonso Soares, que num período anterior ao dele, trabalhara nos “Comandos Continental”, do Carlos Pallut. Na Ipanema (há muitos anos extinta) Cozzi iniciara sua carreira. Depois, atuaria na Transmissora que, ao fechar, tornou-se Globo.

Cozzi ainda teve passagem pela Gaúcha de Porto Alegre e Kosmos de São Paulo, por onde também estiveram Ary Barroso e Celso Guimarães, entre outros nomes importantes que migraram para a Cidade Maravilhosa. Em todas as emissoras em que trabalhou, acumulava funções de locutor esportivo e diretor artístico. Tinha um estilo clássico de narrar. Cozzi era avesso às firulas.
_______
DE OLHO NA TV
ESPANHA TROPEÇA NO IRÃ

Décima no ranking Fifa, campeã de 2010, a Espanha teve dificuldade para vencer o Irã nesta quarta-feira (20) no estádio de Kazan. O placar de 1 a 0, gol de Diego Costa, brasileiro naturalizado, não refletiu o amplo domínio dos espanhóis na partida. Acuado, o Irã só procurou se defender.

No Rio, Globo e CBN AMs transmitiram com Luiz Penido, Carlos Eduardo Éboli e Marcos Vasconcellos. A Tupi AM com Ricardo Moreira, Rubem Leão e Thiago Veras. Em São Paulo, Bandeirantes/Bandnews FMs mobilizaram o Dirceu Marchioli, Bernardo Ramos e Vinícius Bueno.
_______
Pelo mesmo grupo (B) em Moscou, Portugal ganhou do Marrocos por igual marcador, gol de Cristiano Ronaldo, o 4° dele na competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário