Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 25 de junho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (6)


Momentos/ASTRO DE UMA DINASTIA

Voz do tipo arrasa-quarteirão, ele não precisaria de microfone para se fazer ouvir. Em linguagem de gastronomia, rádio dispensando a ‘latinha’ teria o mesmo sentido que macarronada sem queijo parmesão. Em outras palavras, baixo sabor, nada agradável para os paladares exigentes. A interlocução do homem como ficaria diante do seu potencial?

Mineiro de Caxambu, Jorge Curi (1920-1985) era o mais velho de quatro irmãos que se dedicaram às atividades na cultura popular – Alberto locutor, Miguel jornalista e produtor, Ivon (o caçula, mais famoso) cantor e compositor. Curi iniciou-se no rádio de sua terra em 1942. Descoberta do Ary Barroso, que o aconselhou tentar a sorte no Rio.

O autor de “Aquarela do Brasil”, apresentador e locutor esportivo o recomendara a procurar diretores da Nacional. E, nela Curi conseguira uma vaga depois de aprovado num teste. A rádio o indicaria para o recém-criado Serviço Brasileiro da BBC em Londres, que fora jeitosamente recusado, por uma questão sentimental. Estava noivo, e prestes a casar-se.

Uma solução para o impasse foi encontrada. Encarregaram-no das apresentações de a “Hora do Pato”,programa de calouros, destinando-se a Aurélio de Andrade a missão de trabalhar na capital britânica. Jorge Curi se deu muito bem no comando daquela atração. Ele se tornaria, ainda, o mais famoso locutor esportivo da tradicional emissora.

Até então, quem se destacava no prefixo era o Antônio Cordeiro, que deixara o jornalismo impresso para atuar na Tupi. A trajetória de Jorge Curi na estação da Praça Mauá foi sedimentada entre 1943 e 1972. Daí até meados de 1984 formaria, na Globo, uma dobradinha com o Waldir Amaral. Alternavam-se nos tempos de transmissão dos jogos.

Waldir se indispusera com o Roberto Marinho naquele ano, desligando-se da emissora. O dono da rádio recontratava José Carlos Araújo, que passava a ser o novo líder da equipe. Sem êxito na negociação para continuar na casa, Curi foi para a Tupi. Saiu logo. Em dezembro de 1985 a caminho de Caxambu para o Natal, morreu em acidente de carro.

_______
DE OLHO NA TV
URUGUAI DERROTA SELEÇÃO ANFITRIÃ

O Uruguai derrotou a Rússia, anfitriã da Copa, por 3 a 0 nesta 2ª feira (25) em Samara pelo Grupo A. No fechamento da rodada da 1ª fase a Arábia Saudita ganhou do Egito por 2 a 1,em Volgogrado, despedindo-se do torneio. Os quatro jogos registraram um fato em comum, as trapalhadas dos árbitros de vídeo.

Jogando em Saransk pelo Grupo B a seleção de Portugal esbarrou na do Irã, empatando por 1 a 1. O astro da equipe, Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti defendido pelo goleiro. Em Kaliningrado ainda nesse grupo, a Espanha também passou por sufoco semelhante. Foi dureza o empate de 2 a 2 com Marrocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário