Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 27 de junho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (7)


Momentos/SEM PERDER A ESPORTIVA

Muito magro quando criança, compleição conservada na juventude, Affonso Soares (1924-2007) tinha no imaginário um grande sonho: ser locutor esportivo. Seu ídolo era Ary Barroso – narrador de futebol na Rádio Tupi, conhecido dos ouvintes como “o homem da gaitinha”. Affonso não conseguiu o que desejava, mas chegou próximo, quando decidira procurá-lo para fazer um teste.

Reprovado, não desistiu de lutar por seu objetivo. Os primeiros passos foram na Rádio Mauá, auxiliando o animador Hélio Ricardo, maior cartaz daquela emissora. Com o decorrer dos anos, ei-lo integrado aos “Comandos Continental” do Carlos Pallut. Destacara-se na equipe onde atuavam Ary Vizeu, Hilton Abi-Rihan Hélio Lopes, Dalvan Lima, Mário Garófalo, Celso Garcia, Luiz Otávio, entre outros.

Na Tupi, Affonso encontrara sua melhor oportunidade. Passara a cobrir futebol e, em 1950, ganharia prestígio ao participar da Copa do Mundo realizada no Brasil. O espírito de repórter, porém, levou-o a propor (e a direção da casa aceitar) uma série semanal revelando os bastidores dos presídios cariocas. “Do Outro Lado da Vida”, em que os presos contavam suas histórias, fez grande sucesso.

Em 1960, mais um salto em sua carreira. Orientado pelo diretor artístico Oduvaldo Cozzi, virava produtor e apresentador do “Patrulha da Cidade”, pioneiro dos policiais. O surgimento deste provocaria a criação de similares, sendo exemplos, um na Rádio Nacional, com o Raul Longras, outro na Tamoio,(dos Diários Associados) com o Canajé Cota.

Na década de 70, a “Patrulha” reunia Affonso Soares e Samuel Corrêa como seus apresentadores e, contava com o ator Nelson Batinga personificando um motorista de lotação. Suas tiradas de humor e vocabulário arrevesado,cheio de gírias, incrementavam o programa.

A Globo também resolveu investir no gênero, ‘roubando’ o trio para os seus domínios. Lançara, a partir de então, “A Cidade Contra o Crime”, no mesmo horário – meio-dia. Durante certo tempo dividiu a preferência do público. Uma briga do Samuel com o Affonso, no entanto, resultara no retorno daquele para a Tupi. Batinga acompanhara o Samuca e, em período curto, “A Cidade” acabava.

Affonso ainda criara na rádio que lhe dera projeção, o “Não Perca a Esportiva”. Apresentava-o somente aos domingos antes das jornadas. O quadro passou a ser diário no “Paulo Giovanni Show”, na Globo, e incluído posteriormente no “Show da Manhã”, com Francisco Barbosa, sucessor do Giovanni. Em setembro de 1995, Affonso voltaria à Tupi. Saúde fragilizada, não ia mais aos campos.

_______
DE OLHO NA TV
BRASIL AVANÇA E JOGA COM O MÉXICO

A seleção do Brasil venceu a da Sérvia por 2 a 0 no estádio do Spartack, em Moscou nesta quarta (27). Classificou-se para as oitavas em 1° lugar com sete pontos e vai enfrentar, na segunda, o México, que perdeu por 3 a 0 para a Suécia.

Paulinho aos 35’ do 1° tempo encobriu o goleiro, recebendo um lançamento de Phillippe Coutinho, e Thiago Silva aos 23’ do 2°, de cabeça, escorando um centro de Neymar, os autores dos gols. Foi a melhor participação do Brasil na Copa.

Marcelo, o lateral esquerdo, sentiu a lombar nos minutos iniciais e foi substituído por Felipe Luís. O técnico Tite fez outras substituições – Fernandinho no lugar de Paulinho, promovendo a entrada de Renato Augusto no de Philippe Coutinho.

As rádios do Rio acompanharam. Tupi e Nacional, lideradas por José Carlos Araújo e Washington Rodrigues, Ricardo Mazella e Waldir Luiz, respectivamente. Globo-CBN em serviço especial, do Instituto Benjamin Constant, com Luiz Penido.

ALEMANHA SURPREENDE
Tetracampeã em 2014 no Brasil, quando detonou o 7 a 1 fatídico, a Alemanha despediu-se da Copa mais cedo, derrotada por 2 a 0 pela Coreia do Sul.

Surpreendeu os futebolistas de países sul-americanos e europeus. Edson Mauro narrou na Globo, com as participações de Francisco Aielo e Renan Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário