Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 6 de julho de 2018

ERA O BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL? (9)

Momentos/O DA PALAVRA FÁCIL

Caso raro em unanimidade na classe, Luiz Mendes (1924-2011) era um fidalgo no trato com os colegas e companheiros de profissão. De memória privilegiada, dedicado e estudioso, não impunha a ninguém seus conhecimentos, até se comportando de forma humilde em situações diversas.Foi no ramo, o profissional de carreira mais longa. Impossibilitado de comparecer aos estádios, exercia suas tarefas de sua residência, televisão à frente (sem som), com o apoio de um equipamento especial.

Luiz Mendes participou de dezesseis copas do mundo, treze delas nos locais. Foi narrador da Globo na de 50, em que o Uruguai eliminou o Brasil. Aquela e a de 58, no Chile, as mais emocionantes de sua vida, segundo revelou num programa comemorativo aos seus 80 anos de idade. Dizia, entre outras coisas, que Leônidas (da Silva) não foi melhor nem pior que Pelé, explicando que não se podia comparar, por exemplo, o “Rei” ao Maradona. O brasileiro Zizinho – acentuava ele – era mais completo que o espanhol Di Stefano, e Garrincha (Mané), o que mais o impressionara.

Numa passagem pela extinta Continental nos anos 60, Luiz Mendes trocou de função, passando a comentar, em vez de narrar os jogos. “Comentarista da palavra fácil”, slogan que o marcou, foi uma invenção do Carlos Marcondes, gerente de esportes da emissora. (Já dividia aquela atividade no rádio com a de narrador da TV Rio, sendo um de seus fundadores). Informação sobre o tempo de jogo, iniciativa dele. Também ampliou o espaço dos comentaristas, antes só no intervalo e final.

Na pequena Missioneira, localizada no interior de Santo Angelo, os primeiros passos. Oficialmente, porém, Luiz Mendes começou na Farroupilha, de Porto Alegre. Em 1° de dezembro de 1944, véspera da inauguração da Globo, ele voltava a São Paulo, onde fizera uma cobertura para a emissora gaúcha. Viera ao Rio à procura de Rubem Amaral, chefe de locutores da casa. Não precisou fazer teste, ao comunicar sua origem.

Antes de narrar futebol, ele comandou “A Hora da Ginástica”, foi locutor comercial anunciando, inclusive, o rádio-teatro em que atuava Daysi Lúcidi, com quem acabaria se casando. As rádios Nacional e Tupi, e a TV Educativa foram outras emissoras em que trabalhou. Nascido em Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul, sua história teria capítulos finais em outubro de 2011. Luiz Mendes fora internado no Hospital de São Lucas, em Copacabana. Morreria dia 27 em decorrência de leucemia.
_______
DE OLHO NA TV
SELEÇÃO DE TITE ELIMINADA

A Bélgica venceu por 2 a 1 nesta sexta-feira (6) a seleção do Brasil, eliminando-a da Copa na Rússia. Fernandinho contra e De Bruyne, aos 13’ e 31’ do 1° tempo marcaram para time de Roberto Martinez. Para a seleção de Tite, Renato Augusto aos 30’ do 2° tempo. O jogo, na Arena Kazan, foi assistido por 42.380 torcedores.

O próximo adversário da Bélgica será a França, que ganhou do Uruguai por 2 a 0.Invicta há dois anos, a Bélgica se apresentou diferente de outros jogos Soube aproveitar as falhas da seleção orientada por Tite que, a exemplo da partida com o México, atuou fraca na marcação no meio de campo, uma deficiência repetida

Fernandinho, Paulinho e Gabriel Jesus pouco produziram, e Neymar esteve bem abaixo de suas qualidades de craque. O time tentou superar a barreira montada pela defesa da Bélgica, em que o goleiro Courtois foi o grande destaque. Ensaiou uma reação no tempo final, mas não aceetava nas conclusões, pela esquerda.

VOZES DO LAMENTO

‘Neymar está devendo demais. Estou achando estranhíssimo’. (Eraldo Leite, comentarista da Globo/CBN)

‘Firmino é jogador de pelada. É um jogadorzinho’. (Do José Silvério na Bandeirantes/Bandnews.)

‘Inadmissível essa substituição. Não acrescenta nada’. (Cláudio Zaidan, na mesma cadeia.

Reclamava a troca de Paulinho por Renato Augusto, que não estava aproveitado por atravessar má fase.

Renato entrou aos 27’ do 2° tempo, e aos 30’ fez o gol. Na intervenção seguinte, Zaidan destoava.

‘O meio campo não está pegando a segunda bola’.(Dito pelo Waldir Luiz na Rádio Nacional.)

‘Meus amigos, a vaca está bem próxima do brejo’. (Mário Silva, companheiro daquele na emissora

Nenhum comentário:

Postar um comentário