Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Ouvindo as ondas

UMA NOVA SÓ DE NOME
Está no dial das rádios cariocas desde junho, a Nova Brasil FM (89,5). Emissora musical do estilo adulto contemporâneo, sua proposta é explorar a faixa em que atuam a JB, Antena 1 e SulAmérica Paradiso. O playlist foi ampliado em comparação às demais – 50 contra 30 – número de canções em revezamento.

‘NA MANGA’
A ordem de apresentações se dá como numa espécie de embaralhamento de cartas em jogo de canastra, habitualmente praticado nas horas de lazer entre amigos e familiares. O diferencial, todavia, reside no próprio nome: Brasil. Daí, pois, a razão de se rodar, evidentemente, os hits nacionais, predomínio do pop.

INSPIRAÇÃO
Os idealizadores da Nova Brasil não se furtaram de ouvir, fora do trio referido, as rádios de outros modelos, no caso a Globo e a Tupi -- aquela, também ‘nova’ há pouco mais de um ano. Nela, a ‘inspiração’ do “Nova Manhã” em cima do “Café das 6”, e um homônimo sobre o “Radar Tupi”, cujo lançamento ocorreu em março.

ATRAVESSADO
Nas FMs do chamado adulto contemporâneo, o samba, principal ritmo de música do país, atravessa uma das maiores fases de esquecimento, abandono. A Nova Brasil reservou um quadro para o rejeitado. Batizou-o de ‘clássico’. Ele é ‘mostrado’ em alguns momentos da programação, sem exclusividade, porém.

CAMISA ONZE
Três anos depois de ser demitido da emissora dos Marinho, Robson Aldir aterrissou na Tupi. Durante a Copa da Rússia ingressou na bancada do “Show do Clóvis Monteiro”. Com ele, Antônio Carlos e equipe, Alexandre Ferreira, Marco Antônio de Jesus e, outros, são onze em um ano, a seguirem mesmo destino.

AMARELINHO
Robson Aldir, então estagiário, foi um dos fundadores da CBN. Formara no grupo dos ‘amarelinhos’ da Globo, em que apareceram Pedro Costa, Alberto Brandão, Gélcio Cunha, sendo João Vita (nome de praça em Campo Grande), o pioneiro. Com as graças do Haroldo de Andrade (1934-2008) virou repórter especial.

TEMPO CURTO
Em 2013 era promovido a apresentador, conduzindo o horário das madrugadas nos fins de semana, virada de sábado para domingo. Curinga por determinado tempo, substituiu Loureiro Neto (1952-2014) no noturno “Papo de Botequim” na doença deste, e se tornou titular da atração, com o falecimento do companheiro.

SAMBA CHAMOU
Na maior parte da existência do “Comando Geral do Carnaval” (saudosa promoção do Mário Luiz), Aldir era figura obrigatória na equipe, como também o era em todos os movimentos que envolvia escolas de sambas e seus bastidores Coordenou o programa “Samba Amigo”, cabendo ao Jorge Luiz o lançamento.

QUAL É A SUA?
A pizza (sabia você?) tem o seu dia próprio, conforme a mãe, pai, avó, árvore, bandeira, e diferentes profissões. É celebrado em 10 deste mês. No programa do Canázio, domingo retrasado, houve um especial sobre os inimagináveis sabores do comestível. Apresentação de Juliana Alves e produção de André Henriques.

ODILON & REDES
Quase um ano afastado para tratamento de saúde, Odilon Júnior retornou às atividades na Copa, com o jogo entre Uruguai e Egito, vitória do primeiro por 1 a 0. Falar no recente Mundial: ainda não sabemos qual a maior rede de emissoras na cobertura. Cada uma que sintonizávamos anunciava-se detentora da marca.

_______
HORAFINAL.COM
Enquanto as FMs adulto contemporâneo dão a mínima para o samba de qualidade, a Mania, O Dia e a Rio – populares do segmento --, privilegiam os românticos, que José Messias (1928-2015) apelidara de ‘sambolero’. Os de raízes e bossa nova estão na MEC AM, emissora pública, como a Nacional, pouco divulgada pela EBC.

HORAFINAL DOIS
Quem ouve rádio há ‘trocentos’ anos, lê e pesquisa sobre o tema, percebe que o veículo, em grave crise, só não morreu devido aos recursos da internet. E, com pesar, nota que a programação da Nova Brasil não passa de uma ‘colcha de retalhos’.Os responsáveis apoderaram-se,inclusive, de um símbolo da JB -- o 'música e informação'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário