Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Rádiomania, o Livro/62

NEM TANTO ASSIM
Teve mais espuma do que champanhe o brinde prometido pela Globo aos ouvintes para comemorar os 50 anos de sua existência. Com o slogan ‘cem por cento emoção’, a emissora começara no carnaval de 1993 a anunciar as novidades que viriam, a partir de dezembro seguinte, quando completava meio século de fundação. A expectativa acabaria frustrando o seu enorme público.

Esse sentimento ganharia dimensão ao se perceber que Luiz de França (1947-2018), maior Ibope das tardes, tivera seu programa reduzido. Que estratégia teria sido – se perguntariam alguns? Espertamente, porém, o próprio França preparara o espírito dos mais atentos, ao dizer sucessivamente que estava precisando descansar, quando a emissora já anunciava as alterações.

As horas iniciais que ele perdera, ficaram para o Francisco Barbosa, de meio-dia às 2h. Este se livraria dos sábados durante certo tempo, tarefa que cumpria no horário anterior, de manhã. Antônio Carlos e Clovis Monteiro ganhavam, na ocasião, uma hora a mais – o primeiro de 6h às 9h, o outro de 3h às 6h.

Uma semana após as modificações na programação da Globo, a Tupi dava o troco, fiel à máxima do Chacrinha: ‘Eu vim para confundir, não para explicar’. Mudava o horário do Mário Belisário para fazer confronto com o do Clóvis e, reeditava o “Show do Garotinho”, para ‘brigar’ com o do Antônio Carlos.

E, no programa do Belisário, a Tupi lançava uma réplica ao “Toque de Primeira”, boletim esportivo da Globo. Era o “Toque de Bola”, prova evidente, conforme o Velho Guerreiro, de que ‘no rádio (e na TV) nada se cria; tudo se copia’.

M E M Ó R I A
Na década de 50, Sílvio Santos, então vendedor ambulante, venceria diversos concursos de locutores, um deles na Rádio Guanabara, no Rio, cabendo o segundo lugar a Chico Anísio (1931-2012), que iniciaria carreira no prefixo. Sílvio faria sua estreia em junho de 1956 na Rádio Nacional de São Paulo, mais tarde a Globo de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário